Pages

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Decidir: por que é tão difícil?

Momentos de indecisão na minha vida, são mais do que frequentes, e já fazem parte do meu cotidiano. Maas, hoje, enquanto conversava com um amigo, ele [creio que Deus o usou] me mostrou um outro viés pelo qual dá pra se enxergar as coisas...

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;" - Gênesis 1:26a

Enquanto eu repetia meu discurso do 'malditolivrearbítrio', afirmando que seria muito mais fácil se Deus simplesmente escolhesse por nós, e só realizasse aquilo que é, de fato, o melhor para as nossas vidas, o meu amigo/boca de Deus me fazia atentar pra mais uma maravilha do Senhor.

De acordo com essa passagem de gênesis, na qual o homem estava sendo projetado para ser segundo à imagem de Deus, e conforme a Sua semelhança, e, com base no que se referiu Paulo na primeira carta aos coríntios, vejamos:

"Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." - I Coríntios 2:15.16

Ou seja, Deus nos dá todos os "recursos espirituais" para que a nossa escolha, e o que nós decidimos seja consonante com o que Ele próprio faria. Ele nos fez para sermos parecidos com Ele, e nos deu a mente do seu Filho (Romanos 8:29), para que pudéssemos discernir da melhor maneira.

E, ainda assim, por que até hoje eu não havia entendido isso?
Ou melhor, por que até hoje eu não havia me permitido decidir a respeito de algo?

Porque preferimos nos eximir da responsabilidade, e jogar a 'culpa' em Deus.
O que é mais fácil, é dizer que Deus poderia escolher por nós, embora o que, realmente Ele deseje, seja constatar se mesmo sendo segundo à Sua imagem e feitos conforme à Sua semelhança, e ainda tendo a mente do Seu Filho, nós optamos pelas nossas vontades egoístas, ou pela vontade que sabemos e discernimos que é a dEle.

Deus já nos entregou tudo o que nos capacita e habilita a tomar uma boa e correta decisão... Eu entendi que a partir de agora é comigo, não tem como escapar. E você alguémleitordissoaqui, já tomou sua decisão?

"Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher." - Salmos 25:12

"Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti." - Salmos 32:8.9

Um comentário:

vitorferolla disse...

Como diria o Pereira, "tira o cabresto"!



beijão tyta,
seu blog tá mt bom!


fique na GRAÇA!

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)