Começo com um assunto que vem à tona todas as vezes que me recordo das minhas justificativas pra Deus quando acabo não separando um tempo com Ele, a sós, e não permitindo que Ele me alimente do que realmente deve me nutrir e sustentar.
E no princípio, logo que os hebreus(nós) saíram(saímos) do Egito(mundo)"todos comeram de uma mesma comida espiritual"(1 Coríntios 10:3), comeram(comemos) do bom e do melhor de Deus, todavia, alguns começaram a se sentir fartos e saciados demais. O que era dado diariamente pelo Senhor ficou enjoativo, desgostoso e perdeu a importância. Por isso, começaram(começamos) a querer de volta as coisas velhas, as comidas que conheceram(conhecemos) quando ainda estavam(estávamos) separados de Deus, sob o jugo do Faraó.
Quantos parêntesis! O que quis mostrar, é que somos idênticos ao povo hebreu, que ficou perambulando por quarenta anos no deserto, por não servir e amar verdadeiramente o Deus que os tirara do Egito, os libertara da escravidão, e lhes prometera o melhor de seus tesouros. Pois o nosso Deus nos livrou do mal que está no mundo, nos libertou do pecado (Romanos 6:22) e nos prometeu a vida eterna, nos dando um real e verdadeiro propósito, além de uma vida abundante aqui.
Mas, infelizmente, mesmo com tudo o que sabemos ser o melhor, nos inclinamos às lembranças do que vivemos enquanto estivemos no mundo, como o povo hebreu, que murmurava contra Deus e Moisés por causa de comida, aliás, por causa das panelas de carne do Egito. (Êxodo 16:3)
Ok, ok. Você deve estar se perguntando, mas o que toda essa divagação tem a ver com o título do post? E começo te respondendo com essas passagens em João 6:27, e Mateus 4:4:
"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."
"Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."
E continuo, com trechos retirados daqui, um site de saúde que explica resumidamente a anorexia.
O que é Anorexia?
Doença de fundo psicológico caracterizada por um transtorno alimentar - a pessoa não se alimenta. Em casos extremos, a pessoa pode morrer.
Essencialmente é uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo".
Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.
Cabe aos familiares identificar o paciente anoréxico, pois ele não tem consciência da doença e não vai procurar ajuda por livre e espontânea vontade.
E traduzo para o título do post de hoje, anorexia espiritual:
Doença em que a pessoa não se alimenta da palavra de Deus, e em casos extremos a pessoa pode não viver. Essencialmente é uma percepção distorcida quanto ao seu nível de espiritualidade, conhecimento e intimidade com o Senhor, que leva o paciente a ver-se como muito gospel. Neste caso há explicação para o fenômeno, embora seja variável, na maioria dos casos se trata de um aumento nas taxas de soberba, prepotência, orgulho, juntamente com a queda dos índices de humildade. E requer muito cuidado, por provocarem a inanição do espírito e consequentemente o fortalecimento da carne, e assim o desequilíbrio dessa batalha interior.
Como é o paciente com anorexia?
O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. Aí os parentes se assustam e recorrem ao profissional da saúde mental.
Na maioria das vezes prefere não tocar no assunto, mas o fato é que nem ele mesmo concorda com a conduta insistente de emagrecer. Essa constatação no entanto não garante que o episódio não volte a acontecer. Depois de recuperados esses pacientes retornam a sua rotina podendo inclusive ficar acima do peso.
O paciente com anorexia espiritual age da mesma forma, negando sua doença ou qualquer dos sintomas por ela apresentado, não considera seu comportamento errado e recusa-se a procurar a ajuda do Médico dos médicos, e nem mesmo segue suas recomendações de leitura bíblica diária e oração incessante pra começo de história. Aí os parentes se assustam e começam a pressionar a liderança pra alguém correr atrás de seus entes queridos que estão passando por esse problema. São elevadíssimos os índices de reincidência nestes casos, mas a recuperação é garantida facilmente, basta o paciente querer, e assim, ainda poderá ficar acima do peso normalmente adquirido espiritualmente.
Tratamento
De longa duração, exigem conjunto de psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas Psicólogo. Ajuda o paciente a resgatar sua percepção do corpo, assim como seus desejos, valores e emoções. Neste estágio, ele aprende a respeitar e aceitar o seu corpo com mais tranqüilidade. Nutricional Recomposição alimentar. No auge da doença, a ingestão calórica é abaixo de 500 calorias diárias. Com a aceitação do paciente, o nutricionista vai acrescentando 300 calorias periodicamente. Endocrinológico Nesse caso, o doente repõe elementos nobres como vitaminas, cálcio, ferro, sais minerais e proteínas.
O tratamento da anorexia espiritual exige constância e continuidade, cuidado diário e disciplina. O melhor Médico, o maior Psicólogo que já existiu (como denomina Augusto Cury), que também irá preparar uma dieta bem balanceada do que comer e do que beber, por ser o melhor Nutricionista, bem como Endocrinologista, que não somente vai restaurar os níveis ideais de elementos necessários, como também irá fazer com que o paciente se sinta uma nova pessoa, com uma vida nova e totalmente curado, limpo e completo.
"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra." João 4:34
Para finalizar, queria concluir com o seguinte...
"Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." João 6:32-35.
"Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." João 50-51
O nosso foco deve estar voltado sempre para a vontade de Deus a ser realizada em nós, por nós e através de nós, e nada mais além disso. Mas para manter todo o nosso vigor, pensamentos e atenção nas coisas do alto, precisamos estar bem alimentados.
Primeiro, do alimento correto, o Pão da Vida, e por fim, alimentando a parte certa de nós, não a nossa carne, e sim o nosso espírito. Desperte dessa anorexia espiritual, e volte ao primeiro amor, no qual o maná de Deus era a essência da sua dieta alimentar de cada dia.
___________________________
Texto originalmente publicado no Sai do Muro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)