Pages

quinta-feira, 28 de março de 2013

O Cordeiro da Páscoa


Ilustração: @rubinhopirola

_"E falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula {defeito}, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR."
Êxodo 12:1-11

_"No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" - João 1:29

Antes, oferecia-se um cordeiro a Deus em sacrifício para que os nossos pecados pudessem ser perdoados, e, anualmente o sacrifício deveria ser repetido, porque o animal, mesmo sem defeito, ainda assim não era suficiente para nos purificar de todo o pecado diante de Deus.

Daí, para nos reconciliar-nos de uma vez por todas Consigo mesmo, Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar, (o salário do pecado é a morte, e alguém deveria morrer por causa das nossas transgressões) pagando pelos nossos próprios pecados, para que fôssemos limpos e purificados de todo o pecado pelo Seu sangue precioso. O sacrifício único e perfeito, a oferta que foi o bastante para salvar a todos nós, para sempre.

_"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor." - Romanos 5:8-21

E hoje em dia, nem nos lembramos do verdadeiro significado da Páscoa. Só fazemos menção ao 'famoso' coelhinho da páscoa que nos 'presenteará' com os tão esperados ovos de chocolate, e às vezes, por acaso, passamos em frente à televisão durante o feriado da semana santa para assistirmos algumas passagens dos filmes da sessão da tarde que contam superficialmente a história de Jesus.

O verdadeiro sentido da Páscoa não pode ser deturpado, e muito menos esquecido jamais. A vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo devem ser celebradas constantemente, afinal de contas, sem Ele e sem o Seu sacrifício na cruz, nós estaríamos perdidos, sem Deus, e fadados à morte, sem nenhum propósito ou perspectiva de vida.

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7


Deus, por amor, nos deu efetivamente o melhor presente de todos, entregou o seu Filho Jesus Cristo para ser a propiciação pelos nossos erros, pecados e transgressões, o Justo pelos injustos. O Cordeiro de Deus sem defeito algum foi levado ao matadouro, mudo e sem reclamar de nada, foi moído pelas nossas iniquidades, e o castigo que hoje nos assegura a paz, esteve sobre Ele, e fomos sarados. (Isaías 53) O que seria de nós se tamanho sacrifício não tivesse sido feito? Ele morreu no nosso lugar. Quem deveria pagar o preço por cada pecado cometido, éramos eu e você, um preço de sangue, que Ele pagou eficaz e voluntariamente.

Pois bem, então a Páscoa é uma data para se comemorar a liberdade que temos em relação ao pecado, que não mais somos escravos pois nosso Senhor já nos comprou com preço de sangue, e também o restabelecimento do nosso relacionamento com o Pai por meio da oferta de sacrifício de Jesus. É o momento de agradecer infinitamente pela vida que hoje alcançamos e pela dívida já paga, através dEle na cruz do calvário.

Essa é a Páscoa que nós devemos celebrar, o melhor presente que poderíamos ganhar!

Agora, a partir de hoje, a Páscoa para você vai continuar sendo a mesma?Fiquem na Graça, e feliz páscoa!

-----

Texto originalmente publicado no Sai do Muro.
___________________________________________________

E aproveito a deixa para compartilhar aqui com você queridoleitordissoaqui um trabalho super abençoado do Pr. Marcos Botelho, a COLAGEM. Há vários outros vídeos, mas, oportunamente, este trata da ressurreição de Cristo. Pire na sensibilidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)