Pages

terça-feira, 5 de março de 2013

(Re)Clamar - Parte 1/2

Sintam-se abraçados!
Hoje quero compartilhar aqui a respeito de uma grande falha-nossa-de-cada-dia. Podemos nomeá-la como reclamar, murmurar, queixar-se, resmungar, ou qualquer outro nome nesse sentido.

Ora, o povo, homens e mulheres, começou a reclamar muito de seus irmãos judeus. Neemias 5:1

E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: "Que beberemos?" Êxodo 15:24


Reclamamos das pessoas a nossa volta, reclamamos de algo que nos desagrada, reclamamos pelo que não era o que esperávamos, reclamamos de todos, e de tudo que contraria nossos planos ideais. Como foi no contexto de Neemias, em que todos reclamavam uns dos outros, e também no de Moisés, em que o povo reclamava dia após dia por água, comida, e pela demora para chegar à cidade prometida.

Assim somos nós.
Reclamamos quando nos pedem para fazer algo que não é especificamente nossa função; reclamamos quando alguma circunstância superveniente nos atrasa; ou impede que façamos o que pretendíamos; reclamamos quando alguém nos visita sem avisar; reclamamos quando passamos o dia inteiro com dor de cabeça, ou cólica, ou simplesmente algo que nos incomoda, isso nos faz reclamar incessantemente; reclamamos quando temos que acordar contra vontade; reclamamos de ter que ir trabalhar; reclamamos de esperar no trânsito, ou de algum motorista abençoado que nos prejudica; reclamamos em filas, pequenas ou grandes; e por aí segue... (lista própria de reclamações desta colunista que vos escreve, qualquer semelhança com as suas razões para reclamar, são mera coincidência).

Tá bom Nathália, agora que eu li essa listagem das suas reclamações, você pode me dizer no que esse post vai edificar minha vida?
Posso sim querido.

A diferença entre o RECLAMAR e o CLAMAR, não é apenas o 'RE' no início da palavra, a separação básica de ambas consiste no destinatário da ação.



Isso quer dizer que, ao RECLAMAR nós nos dirigimos àqueles que normalmente estão ao nosso redor, amigos, irmãos, colegas, conhecidos (até mesmo desconhecidos), etc.
Ilustro essa situação com uma seta horizontal.

Todas as nossas palavras (reclamações) são lançadas com o propósito de... ---
Bom, normalmente nem existe um propósito muito específico ou útil nas nossas reclamações cotidianas. Reclamamos, no geral, para que o mundo também seja contaminado com a nossas indignação, ou revolta, ira, dor, e outra série de sentimentos ruins.

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Efésios 4:31

Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Colossenses 3:8

Façam tudo sem queixas nem discussões,para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo. Filipenses 2:14-15


Até a próxima, com o final desse enredo.

Senhor que ponha guarda sobre os nossos lábios e vigie a nossa língua!
Um beijo, @NathaliaAyumi.


____________________________________
Originalmente publicado no Sai do Muro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)