Pages

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Frutificação

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." - João 15:16

Fomos designados para dar frutos que permaneçam, e o que temos feito no intervalo entre o plantio e a frutificação?

Compartilhei no post Proteja sua Vinha! que Deus estava me aconselhando a tomar cuidado com as raposas e raposinhas que têm tentado comer minhas flores antes mesmo que minha vinha venha a dar frutos. Desde então, a cada dia meditando na Palavra de Deus, ouço Deus me falar a respeito de FRUTIFICAR.

Primeiro - Devemos morrer.
"Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." - João 12:24

Morrer pra si mesmo, dar a vida em prol daqueles que são nossos próximos, sendo a semente que deve morrer para que os frutos possam "vingar" e, assim, permanecer, é a missão para a qual Jesus nos nomeou. Porque, além de ganhar a nossa vida eterna, ainda poderemos ser instrumento do Senhor para garantir a salvação na vida de mais alguém; e já que a vontade de Deus é que todos sejam salvos, façamos portanto, a Sua vontade. (I Timóteo 2:4)

Segundo - Devemos estar na Videira, e a Videira em nós.
"Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim." - João 1

Sendo nós os ramos, e Jesus a árvore, não podemos nada sem estar interligados para receber os nutrientes e a seiva necessária para que nossos frutos sejam bons. Somos totalmente dependentes dEle, mas não enxergamos isso, e vivendo a defender a nossa liberdade e independência, e só percebemos que Deus é a única coisa de que precisamos, quando Ele se torna a última opção, como diz aquela descrição da comunidade do orkut: "Quando Deus for a última coisa que você tiver, você percebe que Ele era a única coisa que precisava ter".

Terceiro - Devemos ter paciência.
"Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia." - Tiago 5:7

Para que a nossa vinha frutifique, e produza os preciosos frutos tão aguardados, precisamos de paciência. Aguardar o tempo do Senhor, e a hora em que o próprio Deus derramará da Sua chuva sobre a nossa plantação é uma prova de confiança e fé, pela qual devemos passar, para que estejamos aptos a frutificar.

Quarto - Devemos zelar pela santificação.
"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." - Romanos 6:22

Cientes da nossa frutificação, e da promessa de vida eterna, a nossa vida deve ser totalmente dedicada ao Senhor, de modo que não nos convém mais, uma gama de atitudes que antes não tinham nada a ver, mas que agora, devem ser evitadas a fim de que não sejamos pedra de tropeço para os outros, ou venhamos a macular nosso altar de testemunho. Até porque, como a raiz é santa, santos também devem ser os ramos. (Romanos 11:16)

Quinto - Devemos estar preparados para a poda.
"Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto." - João 15:2

Quando buscamos ao Senhor, a nossa vinha sinaliza a chegada dos frutos com as flores, e precisamos ser aperfeiçoados para produzirmos frutos bons, já que, somente da árvore boa eles virão (Mateus 7:17). E a poda, certamente será dolorosa, mas Jesus nos disse para nEle termos paz, e mesmo diante das aflições, bom ânimo, porque Ele já venceu o mundo por nós. (João 16:33)

Sexto (e último) - Devemos tomar cuidado com o joio.
"E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio." - Mateus 13:26


Ao nos preocuparmos com a nossa frutificação, e aguardando pelo seu tempo, podemos ser pegos de surpresa, e junto ao trigo crescer também o joio. Resultado de não termos sido plenamente aperfeiçoados, ou suficientemente obedientes no intervalo entre o plantio e a frutificação. Mas aí, teremos de "engolir" todos os nossos frutos, sem exceção, e sem reclamar ou julgá-lo por joio ou trigo, já que, o único que poderá distingui-los, será o Lavrador (João 15:1) .

Pois bem, sendo dessa forma, vamos nos empenhar em cumprir tudo conforme Deus tem como plano para nós enquanto Ele mesmo nos prepara para darmos frutos a fim de glorificá-Lo. Esse intervalo é importante e fundamental, não vamos nos deixar distrair com as raposas e raposinhas, e acabar perdendo o propósito do Senhor para a nossa plantação.

"Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta." - Mateus 13:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)