Pages

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Livro Sem Palavras

Há algum tempo atrás, eu busquei algum site ou vídeo na internet que deixasse bem claro e de modo objetivo, pelo menos um exemplo de exposição da contação da história do Livro Sem Palavras, que é no caso um instrumento evangelístico de demonstrar ilustrativamente o plano de salvação, e, como não me recordo de ter encontrado muitos resultados, resolvi transcrever um modelinho que fiz para compartilhar na reunião da ABU*, porque creio ser uma estratégia super legal de pregar o evangelho.

Deixo claro, que é somente um exemplo. Ao contar a história, o Espírito Santo é quem fala, é Ele quem nos inspira e quem define as palavras que Deus quer falar.


A cor verde representa o propósito inicial de Deus para a sua criação mais preciosa, a humanidade. Este propósito consistia numa vida de relacionamento íntimo entre o ser humano e Deus, na qual haveria diálogo, confiança, felicidade e abundância em todos os sentidos, e que ainda, imperava a imortalidade. Sem morte, sem sofrimentos, sem pecado.

A cor preta representa o pecado. O pecado é o que separou e o que ainda separa a humanidade de Deus, pois Deus é Luz, e a luz não pode se misturar às trevas, à sujeira e àquilo que é contrário à vontade dEle. E por isso não incide mais sobre nós a imortalidade, e talvez até a intimidade real com Deus, conforme Ele tinha pensado em seu primeiro propósito, todos, desde Adão e Eva, pecamos e ficamos destituídos da glória do Senhor.

A cor vermelha representa o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, vertido na cruz do calvário. Obviamente, por sermos a criação predileta de Deus, um plano para a nossa reconciliação com Ele foi pensado, e um Mediador entre nós e Ele, de natureza divina teve que vir em forma humana, carnal, para proporcionar a justificação dos nossos pecados, para tomar sobre Ele tudo o que nos separava de Deus, e esse Mediador, o único que vive e O é até hoje, é Jesus Cristo. Que morreu a nossa morte, para tivéssemos vida por meio dEle. Aquele que ressuscitou ao terceiro dia e hoje vive a interceder por cada um de nós ao lado do Senhor, e tudo isso, para que nossos pecados fossem justificados, apagados e esquecidos, tornando-nos limpos, purificando-nos de toda sujeira e maldade, de toda prática desagradável a Deus.

A cor branca representa a nossa pureza advinda da entrega voluntária e de amor de Jesus Cristo, sua morte na cruz em nosso lugar e ao nosso favor, que nos purificou de todo o pecado e nos limpou de toda a injustiça cometida quando nos arrependemos do que fere os princípios e mandamentos divinos. E, a partir do momento em que recebemos, aceitamos e cremos no sacrifício de Cristo, bem como O confessamos como Senhor e Salvador das nossas vidas, que ressuscitou dentre os mortos, podemos alcançar a vida eterna com Deus, a salvação das nossas almas, que se ainda maculadas pelo pecado teriam por destino único o inferno pela eternidade, mas que por intermédio de Jesus, temos acesso ao Pai e à eternidade ao Seu lado preparada para nós no céu.

A cor amarela representa a nossa salvação, a cidade celestial de ouro puro que vislumbraremos e desfrutaremos na nossa vida eterna, após a morte, com o Senhor. Uma vida de contato íntimo e relacionamento estreito com Ele, santificados e purificados de tudo o que nos separava anteriormente, e a eternidade no paraíso, a concretização e a vivência de tudo o que desde os primórdios foi planejado por Ele para nós. Encerrando e finalizando a nossa história do Livro Sem Palavras, com a cor verde, a mesma do início.

-------------
*Palavra utlizada dia 19 de maio de 2011, no Núcleo da UFU - Sta. Mônica Noturno da ABU - Aliança Bíblica Universitária, realizada em todas as quintas-feiras letivas, às 20h35 nas mesinhas em frente ao Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)