Pages

terça-feira, 11 de junho de 2013

O Olhar de Jesus


“Pedro já se vangloriava: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!” (Mateus 26:33). Mas ele O abandonou...
Levantou-se e saiu do esconderijo; seguiu o barulho até que viu um júri reunido no pátio de Caifás, iluminado por tochas.
Parou perto de uma fogueira e aqueceu as mãos...
Outras pessoas perto do fogo o reconheceram. “Você também estava com Jesus, o Nazareno”. As pessoas disseram isso três vezes e, em todas elas, Pedro negou. E Jesus ouviu tudo.
Por favor, entenda que o personagem principal desse drama da negação não é Pedro, mas Jesus. Jesus, que conhece o coração de todas as pessoas, sabia da negação de seu amigo. Por três vezes o sal da negação de Pedro atingiu as feridas do Messias.
Como posso ter certeza de que Jesus sabia? Por causa do que Ele fez. Então “o Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro” (Lucas 22:61). Quando o galo cantou, Jesus se virou. Seus olhos procuraram Pedro e o encontraram. Naquele momento, não havia soldados, acusadores, nem sacerdotes.
Naquele momento antes do amanhecer em Jerusalém havia apenas duas pessoas: Jesus e Pedro.

Pedro jamais esqueceria aquele olhar.” – Max Lucado, Seu Nome é Jesus (p. 111)

“Naquele instante, enquanto ele falava, o galo cantou. Então o Senhor virou-se e olhou firme para Pedro, e ele se lembrou das palavras que o Senhor lhe tinha dito: “Hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente.” (Lucas 22:60.61)

Para discussão:

1.      Esse trecho da Bíblia nos conta como foi que Pedro negou a Jesus. Coloque-se no lugar de Pedro e responda: Você negaria Jesus? Exemplifique com uma situação, hoje, na qual você O nega(ria).
2.      Sabendo que somos como Pedro, com Seu olhar, Jesus causa em nós que tipo de sentimentos?
3.      O que Jesus estaria nos “falando com os olhos”?
4.      Qual foi a reação de Pedro, e porque ele teve esta reação? Se fosse você, seria diferente?

“No dia anterior à crucificação, Jesus tomou Sua decisão. Preferia ir ao inferno por você a ir ao céu sem você. (p. 110) (...) Cristo viveu a vida que não poderíamos viver, e recebeu a punição que não poderíamos suportar, para oferecer uma esperança à qual não poderíamos resistir.” - Max Lucado, Seu Nome é Jesus. (p. 116).

Em casa, leia com mais calma, mas em João 21:3.18, após Sua Crucificação e Ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos e teve um papo sério de reconciliação com Pedro. Pois este, crendo que Aquele havia morrido, e daí, tendo perdido toda a esperança, voltou a pescar como se não tivesse conhecido a Luz do Mundo.
Porém, Jesus, não desistiu de Pedro, assim como não desiste de você!
Chamou-o à responsabilidade, encorajou-o a andar com Ele e cuidar das coisas de Deus por amor a Ele.
E é isso que Jesus quer conversar e tratar conosco hoje, olhando para nós de uma vez por todas, a fim de que deixemos os velhos hábitos ruins, e sejamos renovados nEle. Negá-Lo com atitudes erradas não é o problema mais grave. O que Ele não quer é que fiquemos distantes dEle e vivamos nossas vidas de forma medíocre, sem experimentar do melhor que Ele tem reservado para nós. Ele nos ama, e quer nos guiar pelo caminho certo, nos ensinando o que é justo! ORE (converse com Ele) LEIA A BÍBLIA!


“Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas pela Sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão de seus pecados, pela fé nEle. Deus quis mostrar com isso que Ele é Justo. No passado Ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é Justo. Assim, Ele é Justo e aceita os que creem em Jesus.” – Romanos 3:23.26

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o Seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.” – João 3:16.17
==§==§==

POR QUÊ?
Jesus ficou suficientemente irado para purificar o templo,
Suficientemente faminto para comer cereal cru,
Suficientemente atormentado para chorar em público,
Gostava tanto de alegria a ponto de ser chamado de bêbado,
Era simpático o bastante para atrair crianças,
Ficou cansado o suficiente para dormir num barco castigado por uma tempestade,
Foi pobre o suficiente para dormir no chão e pedir uma moeda emprestada para ilustrar um sermão,
Foi suficientemente radical para ser expulso da cidade,
Suficientemente responsável para preocupar-se com sua mãe,
Suficientemente tentado para saber qual era o cheiro de satanás,
E ficou assustado o suficiente para transpirar sangue.
POR QUÊ?
Por que o Filho mais ilustre do céu suportaria a pior dor da terra?
Para que você soubesse que “Jesus pode ajudar os que são tentados, pois Ele mesmo foi tentado e sofreu” (Hb 2:18).

Independentemente do que você esteja sentindo, Ele sabe como você se sente. - Max Lucado, Seu Nome é Jesus. (p. 117).

__________________________
Estudo Bíblico Indutivo ministrado dia 27/05/2013, na reunião da ABU - Aliança Bíblica Universitária, que acontece toda 2ª-feira letiva, às 20h35, no pátio do bloco 5R-B, do campus Santa Mônica da UFU - Universidade Federa de Uberlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)