Pages

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Piloto Automático

"Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos." - Provérbios 4:23 NTLH


"Imagine-se viajando numa lancha, em um lago, com um piloto automático ajustado para o Leste. Se você decidir dar a volta e rumar para o Oeste, haverá duas formas possíveis de mudar a direção do barco. Uma forma é agarrar a roda do leme e forçá-la fisicamente a rumar para o lado oposto do ajuste do piloto automático. Com pura e simples força de vontade, você poderia vencer o piloto automático, mas sentiria constantemente uma resistência. Seus braços acabariam por se cansar do esforço, você soltaria a roda do leme e a lancha instantaneamente voltaria a rumar para o leste, da forma em que estava programada.

É isso que acontece quando você tenta mudar sua vida com força de vontade. Você diz: "Vou me forçar a comer menos [...] fazer mais exercícios [...] deixar de me atrasar e ser desorganizado". Sim, a força de vontade pode produzir mudanças em curto prazo , mas cria uma pressão interna constante, pq você não lidou com a causa básica. A mudança não é natural, então você acaba por desistir, sai da dieta e deixa de se exercitar. Você rapidamente retorna aos padrões anteriores.

Há uma forma melhor e mais rápida: altere o ajuste do piloto automático - sua forma de pensar. A Bíblia diz: "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele." - Romanos 12:2 NTLH

Seu primeiro passo em direção ao crescimento espiritual é começar a mudar sua forma de pensar. Toda mudança deve sempre ocorrer primeiro em sua mente. Sua forma de pensar determina sua forma de sentir, e o que você sente influencia na sua forma de agir.

"É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados." - Efésios 4:23 NTLH

Para ser semelhante a Cristo, você deve desenvolver a mente de Cristo. O Novo Testamento chama esse desvio mental de arrependimento, que em grego quer dizer literalmente "mudar de ideia". Você se arrepende sempre que muda sua maneira de pensar, ao adotar a forme de Deus pensar - sobre si mesmo, sobre o pecado, sobre Deus, sobre as outras pessoas, sobre a vida, sobre seu futuro e sobre tudo mais. Você assume a perspectiva e o enfoque de Cristo."

"Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha" - Filipenses 2:5 NTLH

Fonte: Rick Warren, Uma Vida com Propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)