Pages

terça-feira, 22 de março de 2011

Permaneça

Querido alguémleitordissoaqui, como prometi, eis aqui o post relatando e compartilhando com você o que Deus tem me ensinado recentemente.

Não sei se já cheguei a comentar especificamente sobre isso, mas eu tenho na minha casa um grupo de estudo bíblico direcionado a jovens, que tem o nome de Ramo de Convivência lá na minha igreja. Fui chamada pra esse privilégio de liderar o grupo mais ou menos no ano de 2005 se não em falha a memória, e desde então, nunca mais parei. O grupo começou sendo às terças-feiras à noite, logo, com a demanda, passei a realizar duas reuniões, uma nas terças, e outra no sábado a tarde. Muitas pessoas já fizeram parte, já passaram por lá, como dia a dia é o Senhor quem acrescenta, e da mesma forma dá ou não o crescimento (Atos 2:47), porém, muitos desertaram, deixaram a igreja, bem como também muitos estão firmes, fortes e inabaláveis, glórias a Deus.

O grupo de sábado não durou muito, mas o de terça permaneceu. Decorridos uns anos, passei no vestibular para Direito Noturno. [toda honra e toda glória ao Senhor, porque foi certamente um milagre, você pode conferir meu testemunho aqui.] E logicamente, tive de arrumar um outro dia/horário pro Ramo. E novamente, voltei para os sábados, e estou até hoje.

No início do ano, meu Ramo de Convivência multiplicou! Aleluia. E por pura e livre espontânea pressão, meu lindo e amado namorado @nathanemiliano assumiu o compromisso de liderar o fruto da nossa multiplicação. Louvo a Deus pela vida dele! =P
Agora, em meados do terceiro mês de 2011, convivo com uma experiência que achava que não mais passaria, ou que pelo menos não estava esperando.

Apesar de ser óbvio, que logo após a frutificação o Lavrador dê uma podada no ramo pra que Ele comece do zero, forte, novo e bem junto da Videira (João 15:1), não acreditei que fosse a minha vez. Depois de aproximadamente 5 anos de grupo, não me surpreendi com uma ou duas reuniões pouco populosas, entretanto, quando isso começou a ser mais frequente comecei a encarar como um problema.

Daí, no meu coração, perguntei pro Agricultor, "Pai, o que eu estou fazendo de errado? Por que parece que as coisas não estão indo bem?" - E fiquei aliviada. Ou melhor, em nenhum momento cheguei a ficar afobada ou desesperada, mas depois que orei, e tinha plena certeza de que o meu Pai havia me ouvido, tive paz, mesmo não havendo nenhuma alteração, sábado após sábado, no número de jovens que compareciam, ou melhor, não compareciam.

Nesse ínterim, já havia começado a ler o livro Segredos da Vinha para Mulheres - Alcançando a Vida Abundante, de Darlene Marie Wilkinson, mas como é de praxe, não continuei. Normal, já que não terminara um livro há mais de um ano, exceto os jurídicos estritamente necessários (para terminar um livro que começo, somente se for numa só sentada). E, na terça-feira do feriado de carnaval, retomei a leitura, (na verdade recomecei desde o início) e consegui terminá-lo, enquanto a minha abençoada e super demorada manicure fazia minhas unhas.

Destaco uns trechos que me vieram à memória enquanto louvava ao Senhor num dos cultos do @atitudejovem_cj, como resposta do Agricultor pra minha vida para me dar descanso.

"Ele apontou para o ponto de encontro do ramo com a Videira (...) você mede a circunferência do ramo aqui, exatamente onde ele sai do tronco - O ramo que seu pai apontava crescia grosso e forte a partir do tronco. O tamanho do ramo nesse lugar de encontro revela o tamanho potencial da colheita vindoura. A colheita não pode ser maior do que permite essa união. Seria impossível! Por sua vez, quanto maior a união, maior a possibilidade da colheita. (...)
O milagre invisível é a seiva, é o sangue da vida de qualquer vinhedo. E quanto maior a ligação entre ramo e videira, mais seiva há para produzir o fruto.
É claro que o poder da seiva de produzir uma abundância de frutos faz diferença num ramo saudável (que não está sendo prejudicado por sujeira ou doença) e bem podado (que não está mandando seus nutrientes em uma dúzia de direções competidoras). Somente, então, o fluxo da vida pelo lugar de ligação entre a videira e o ramo trará resultados realmente milagrosos.
O nome que Jesus deu a essa conexão misteriosa e poderosa é permanência.

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." - João 15:5

O que Jesus quer dizer por permanecer? Significa ficar, estar, continuar em comunhão. Jesus estava conclamando os discípulos a desenvolver e fortalecer sua ligação com Ele, a Videira - a estar com Ele cada vez mais.
O resultado direto dessa intimidade, prometeu-nos Jesus, é muito fruto."

E o terceiro segredo da vinha neste livro foi o afago de Deus e cheque-mate de qualquer insegurança, medo ou angústia que estava rondando meu coração:
"Se sua vida está produzindo muito fruto, Deus a convida a permanecer mais profundamente nEle, porque é assim que Ele produz muito fruto por seu intermédio."

Era tudo o que eu precisava 'ouvir'. Era a resposta que eu havia pedido.
Ele já havia me preparado pra isso, tanto é que dividi neste post aqui o recadinho que recebi do Senhor em Isaías 37:30, num dos cultosdequarta que fui. Dessa forma, sabendo disso, e compartilhando esse momento pelo qual eu estou passando, eu te convido a participar do meu grupo também. Acontece todos os sábados às 18h lá em casa*! E é assim que tenho feito com aqueles que eu simplesmente ocultava o convite, por não achar necessário convidá-los; estendo o convite à você, ao seu vizinho, ao seu primo, irmão, colega de escola. Porque agora eu consegui entender que o Agricultor me quer um galho mais grosso e forte, com uma conexão mais íntima com Ele, onde possa passar mais seiva, possibilitando um maior crescimento e o resultado seja o que Ele espera, muito fruto.

==========================
* se aceitou meu convite, e quiser meu endereço, deixe um comentário com seu e-mail que envio pra vc.

2 comentários:

vitorferolla disse...

Amém! Meu sonho ou... se Deus quiser (e Ele quer) vamos multiplicar ainda no 1º semestre deste ano!


Caramba ou, estou tão feliz q vc comentou no meu blog, nem quando eu postei 1 texto sei vc comentou (só via orkut) hahaha


abração,
fique na graça!

Isabela Cacique disse...

Amada amiga, estarei lá! E vou ver se levo alguém comigo! Mas se não der pra levar, pelo menos a minha presença você vai ter hihi

um beijo!

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)