Pages

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Depressão = Feiura


"O coração alegre aformoseia o rosto" - Provérbios 15:13a


Ontem quando voltava do trabalho, eu e minha mãe comentávamos sobre as pessoas e suas "depressões".
Sabemos que a depressão é considerada uma enfermidade pela medicina, e que é realmente um quadro muito sério, pois, há risco de morte, mas será que é inevitável?

Achei um artigo escrito pelo Dr. Drauzio Varella, muito interessante e esclarecedor, se tiver tempo, leia. http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/438/depressao

Enfim, tenho uma ideia meio diferente dessa tão famosa doença, e como minha mãe também disse, é uma mera questão de escolha.

É muito cômodo encarar meu problema como impossível, não querer resolvê-lo e ainda cultivá-lo. Sempre a murmurar, remoendo, reclamando e nada fazendo para extingui-lo.
Uma mania que se adquire por gostar de se fazer de vítima. De estar no centro das atenções. De querer que tenham pena de você.
Opta-se uma vez por se submeter aos impedimentos e não romper com eles, e daí em diante, a posição de subjugo passa a ser confortável.

Entristecer-se, é normal. A vida não é sempre um mar de rosas. A diferença daqueles que creem que Jesus é Senhor e Salvador de suas vidas é que eles fazem a escolha de não permanecerem nesta condição, não se deixarem abater e ficar prostrados.

Todos temos uma escolha.
1) Podemos ficar lamentando para Deus o tamanho do nosso problema.

"Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece em mim." - Jeremias 8:18

"Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o SENHOR tristeza sobre minha dor! Estou cansado do meu gemido, e não acho descanso." - Jeremias 45:3

"Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia." - Salmo 38:6

2) Podemos mostrar para o problema o tamanho do nosso Deus.

"A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra." - Salmo 119:28

"Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre." - Salmo 31:9

Escolhendo a primeira opção, o resultado não será surpreendente. Mergulharemos num mar de tristeza, e nos sujeitaremos à tribulação, daí a depressão.

"Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem." - Salmo 31:10

Mas se optarmos pela segunda, Deus fará a obra. Escolher não permanecer deprimido, é renunciar às nossas vontades carnais, ao nosso comodismo e conformismo, a fim de que possamos fazer não mais o que queremos, mas sim aquilo que é a vontade de Deus.

Deixar de olhar para as nossas próprias preocupações, e cuidar das coisas que Deus nos confia diariamente.

Afinal de contas, se eu tiver de quem cuidar, com quem me preocupar, em quem depositar meus esforços, não sobrará tempo para ruminar minhas próprias dificuldades, assim, enquanto cuidamos dos outros, Deus cuida de nós.

"Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza." - Jeremias 31:13


Problemas todos temos e continuaremos a ter. Maaas Deus deve ser a diferença em nossas vidas.

"Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." - João 16:22


Escolha ser bonito, Deus nos deu a fórmula da beleza!
Então alegre-se! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)