Pages

terça-feira, 27 de julho de 2010

Sabedoria, conhecimento e entendimento


Enquanto meditava no livro de Provérbios, me deparei com os requisitos necessários para se obter sabedoria, conhecimento e entendimento.
Normalmente, é o que mais nos falta no dia a dia...
Nas tomadas de decisão, no nosso agir, falar, pensar, nas nossas reações perante o que nos surpreende e possa estar fugindo aos nossos planos, nas situações cotidianas, bem como também, nas extraordinárias.

E, mesmo não nos dando conta disso, essas três virtudes são fundamentais para a vida de alguém que, de fato, queira uma vida de temor ao Senhor, e busque conhecê-Lo sempre mais.

Vejamos o início do capítulo que estava lendo:

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento." - Provérbios 2:1.6

Se...
• aceitarmos as palavras de Deus;
• escondermos conosco os Seus mandamentos;
• atentarmos nossos ouvidos para a sabedoria;
• inclinarmos nossos corações ao entendimento;
• clamarmos por conhecimento;
• alçarmos nossa voz à inteligência, buscando-a como à prata e procurando-a como a tesouros...

...Entenderemos o temor do Senhor e acharemos o conhecimento de Deus.
E nos será dada a sabedoria, o conhecimento e o entendimento, porque ambos vêm do Senhor!


Pai, nos ajude, e nos faça preencher todos os "SE's". Que transborde em nós, e em tudo que fizermos, da tua sabedoria, conhecimento e entendimento. E as nossas escolhas e atitudes reflitam a Tua glória e cumpram a Tua vontade, em nome de Jesus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)