quinta-feira, 29 de julho de 2010
Sou Humano
quarta-feira, 28 de julho de 2010
A sua cruz é do tamanho que você precisa!
- Senhor, é muito pesada. Por favor, corte um pouquinho?
- Senhor, por favor, corte mais um pedacinho... Eu serei capaz de levá-la melhor...
- Senhor, muito obrigado...
- Vamos usar isto como uma ponte e atravessar...
"Porque cada qual levará a sua própria carga." - Gálatas 6:5
"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim." - Mateus 10:38
Está consumado!
Hoje me recordei de uma coisa que o Pastor pregou no culto de domingo, e que me fez refletir sobre um outro significado para a cruz a que tanto se referia Jesus. E achei conveniente compartilhar com você.
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." - Lucas 9:23
Nessa passagem, Jesus disse à multidão, que aquele que realmente desejasse segui-Lo, deveria negar a si mesmo e a cada dia tomar a sua respectiva cruz. Maaas, o contexto nos leva a crer que Ele não se referia à cruz como ao madeiro do tipo que seria carregado por Ele próprio em nosso favor posteriormente.
O que Ele quis elucidar, foi usar a palavra 'cruz', com a intenção de dizer respeito à missão ou ao propósito para o qual Senhor nos chamou e escolheu.
Por que isso?
Pelo fato de que a missão de Jesus era essa: a cruz!
E nós, que devemos ser seus imitadores (I Coríntios 11:1), devemos estar atentos à cruz que Deus tem nos confiado. Devemos estar sempre dispostos a negar a nós mesmos, priorizando o chamado de Deus pra nós, em detrimento das nossas vontades e desejos egoístas e hedonistas.
"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." - João 19:30
Graaças a Deus, Jesus cumpriu a sua missão. E, é por causa dEle que nós alcançamos a redenção, a remissão dos nossos pecados, a salvação, e fomos reconciliados com o Senhor.
Foi para isso que Ele veio, e foi isso que Ele fez.
Foi consumada sua missão. Foi cumprido o propósito de Deus para a vida dEle.
E nós?
Temos feito o que fomos designados para fazer, aquilo para o qual Deus nos fez?
Examinemos a nós mesmos...
As missões não são sempre as mesmas, para todos existe uma cruz específica. E cabe exclusivamente a cada um de nós, suportá-la e carregá-la, ou melhor, executá-la e cumpri-la.
"Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;" - II Timóteo 1:9
"Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada" - Romanos 12:4.6
Ter uma cruz para carregar é um privilégio. É a partir do momento em que nos dispomos a tomá-la, que Jesus nos considera, de fato, como seus discípulos.
Se, contudo, preferirmos fazer aquilo que 'achamos' ou 'pensamos' ser o melhor pra nós, ignorando a cruz que devíamos carregar, o prejuízo será todo nosso.
"E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo." - Lucas 14:27
"Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." - II Timóteo 4:5
Vamos nos empenhar para que no fim do nosso tempo aqui na terra, nós possamos afirmar como Jesus: Está consumado!
terça-feira, 27 de julho de 2010
Sabedoria, conhecimento e entendimento
Enquanto meditava no livro de Provérbios, me deparei com os requisitos necessários para se obter sabedoria, conhecimento e entendimento.
Normalmente, é o que mais nos falta no dia a dia...
Nas tomadas de decisão, no nosso agir, falar, pensar, nas nossas reações perante o que nos surpreende e possa estar fugindo aos nossos planos, nas situações cotidianas, bem como também, nas extraordinárias.
E, mesmo não nos dando conta disso, essas três virtudes são fundamentais para a vida de alguém que, de fato, queira uma vida de temor ao Senhor, e busque conhecê-Lo sempre mais.
Vejamos o início do capítulo que estava lendo:
"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento." - Provérbios 2:1.6
Se...
• aceitarmos as palavras de Deus;
• escondermos conosco os Seus mandamentos;
• atentarmos nossos ouvidos para a sabedoria;
• inclinarmos nossos corações ao entendimento;
• clamarmos por conhecimento;
• alçarmos nossa voz à inteligência, buscando-a como à prata e procurando-a como a tesouros...
...Entenderemos o temor do Senhor e acharemos o conhecimento de Deus.
E nos será dada a sabedoria, o conhecimento e o entendimento, porque ambos vêm do Senhor!
Pai, nos ajude, e nos faça preencher todos os "SE's". Que transborde em nós, e em tudo que fizermos, da tua sabedoria, conhecimento e entendimento. E as nossas escolhas e atitudes reflitam a Tua glória e cumpram a Tua vontade, em nome de Jesus! Amém.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Feliz Aniversário Irmã!
NESSA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA!
Com quem será, com quem será...
Ops...já chega. ;D haha!
Aproveito meu retorno ao blog para prestar uma pequena homenagem àquela, que das duas que me suportam em amor -porque também devo considerar minha querida mãe-, também me apóia, me ama, me aguenta, me faz sorrir quando isso parece tão difícil, intercede por mim, cuida de mim quando estou doente, e ainda tolera minhas cantorias incessantes. ;)
Irmã, essa é pra você!
Louvo a Deus pela sua vida, por você ser tão meiga, doce, amável, apesar de às vezes, eu não gostar nenhum pouco de tanto grude. Ah, e principalmente, por eu ter tanta aversão à cocegas. ¬¬
Maaas, enfim, agradeço muito por ter o privilégio de ser sua irmã.
Que Deus cumpra em você todos os melhores e mais maravilhosos sonhos que Ele tem guardado, te faça crescer em graça e amor, te dê muita paz, saúde, sabedoria, conhecimento, intimidade com Ele, autoridade, ousadia, discernimento, amor, alegria, felicidade, força.
Te ajude sempre, cuide de você, te encha do Seu Santo Espírito, te capacite, e cada vez mais te use e use os tantos dons que você tem.
"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." - Provérbios 17:17
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Depressão = Feiura
Ontem quando voltava do trabalho, eu e minha mãe comentávamos sobre as pessoas e suas "depressões".
Sabemos que a depressão é considerada uma enfermidade pela medicina, e que é realmente um quadro muito sério, pois, há risco de morte, mas será que é inevitável?
Achei um artigo escrito pelo Dr. Drauzio Varella, muito interessante e esclarecedor, se tiver tempo, leia. http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/438/depressao
Enfim, tenho uma ideia meio diferente dessa tão famosa doença, e como minha mãe também disse, é uma mera questão de escolha.
É muito cômodo encarar meu problema como impossível, não querer resolvê-lo e ainda cultivá-lo. Sempre a murmurar, remoendo, reclamando e nada fazendo para extingui-lo.
Uma mania que se adquire por gostar de se fazer de vítima. De estar no centro das atenções. De querer que tenham pena de você.
Opta-se uma vez por se submeter aos impedimentos e não romper com eles, e daí em diante, a posição de subjugo passa a ser confortável.
Entristecer-se, é normal. A vida não é sempre um mar de rosas. A diferença daqueles que creem que Jesus é Senhor e Salvador de suas vidas é que eles fazem a escolha de não permanecerem nesta condição, não se deixarem abater e ficar prostrados.
Todos temos uma escolha.
2) Podemos mostrar para o problema o tamanho do nosso Deus.
"A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra." - Salmo 119:28
"Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza." - Jeremias 31:13
"Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." - João 16:22
Então alegre-se! =)
terça-feira, 13 de julho de 2010
Diante do fogo...
"Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda." - Provérbios 26:20
DIGA NÃO À PROVOCAÇÃO
Ao sair do seu veículo, um sujeito bateu a porta na lataria do carro que estava estacionado ao lado, num pátio de um supermercado.
Foi apenas um risco sem maior importância, que facilmente desapareceria com um pouco de cera automotiva, mas o dono do outro carro, um sujeito fraquinho e raquítico, ficou muito nervoso e falou um monte de besteiras para ele, ofendendo-o profundamente na frente de várias pessoas e de seu filho, que estava com ele.
Não contente em xingá-lo , provocou-o à briga, mas o homem não cedeu às suas provocações.
Depois que ele foi embora, seu filho lhe disse:
- Puxa, pai, você "dá dois" dele... por que o senhor não deu uns tapas no cara, pelo tanto que ele te ofendeu?
- Filho, se um desconhecido tenta de dar um pacote suspeito no meio da rua e você o recusa, a quem pertence o pacote? - perguntou-lhe o pai.
- A ele mesmo, é claro!
- Assim também são os insultos, meu filho, se eu os recebo, são meus; se não os recebo, continuam pertencendo à pessoa que tentou dá-los para mim.
Essa ilustração e esse versículo bíblico falaram muito ao meu coração. E eu refleti sobre umas coisas que têm acontecido na minha vida.
No sermão do Monte, Jesus diz que felizes são os pacificadores...
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;" - Mateus 5:9
E, será mesmo que nós temos semeado a paz? Ou temos mesmo é prazer em pôr lenha na fogueira?
Deste ponto de vista, talvez nós não consigamos nos enxergar.
Mas, na maioria das vezes, as nossas "lenhas" são lançadas pela nossa boca, e são denominadas zuações, brincadeirinhas, piadinhas...
Achamos que, por entonar com humor ou ironia, não estamos provocando e fazendo com que a chama da fogueira fique viva e permaneça acesa.
"O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos" - Provérbios 18:6
Cuidado, para não ser alguém que instiga a contenda ou gera a intriga, maas, também fique atento, para não dar ouvidos àquele que pretende alimentar suas chamas.
Vamos nos policiar, e realmente, vigiar se o que falamos passam pelas peneiras da verdade, da bondade e da necessidade. Pense antes de falar!
• O que você está para falar é VERDADE?
• Será uma coisa BOA e AGRADÁVEL para todos os ouvintes?
• Contudo, é realmente NECESSÁRIO e INDISPENSÁVEL?
Se a resposta para estas três questões for SIM, FALE. Do contrário, SE CALE!
Isso vai ser vantajoso para você e para os que te ouvem.
"De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim." - Tiago 3:10
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem." - Efésios 4:29
Sejamos aqueles que levam à paz onde há guerra, inimizade, intriga ou contenda. O extintor de incêndios, onde houver fogo.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
A graça de Deus
Depois de uma semana sem escrever, venho prestar-lhe alguma satisfação... Estive com uma virose e passei muito mal semana passada. Que ironia, não?! Comecei a semana com uma postagem desejando que sua semana fosse boa, porque a minha estava começando muito bem. E passei +/- de 4 a 5 dias de cama.
Maaas, apesar dos pesares, ela acabou terminando muito bem também.
Queria compartilhar uma coisa...
Preparando a palavra que seria dada, aliás, que dei no Ramo de Convivência, Deus me falou um pouco a respeito da Graça. A Graça que nos foi dada por Deus através de Jesus Cristo, e que tem esse nome, porque é 0800. Totalmente gratuita. Não é por obras, nem por esforço, e nos concede o bem mais precioso, o maior valor, o que eu tenho de melhor para oferecer e partilhar: A Salvação.
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efésios 2:8
"Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra." Romanos 11:6
De nada adiantará buscar uma vida impecável, ou pecar e tentar compensar o erro. Basta somente crer. Crer com o coração e confessar com sua boca, que Jesus, o Filho do Deus vivo, morreu, se entregou à morte, por você e por mim, e fez isso por amor. (Romanos 10:9)
É como se você tivesse um filho, que amasse muito. Mas também tivesse um amigo que considerasse bastante. E um dia, esse seu amigo te traiu feio, e vacilou com você. Porém, ele acabou ficando muito doente e veio a precisar de um transplante de coração, e o único compatível era o do seu filho. Só o coração de seu filho poderia salvá-lo, mas para isso, seu filho morreria. O que você faria?
É muito provável, que você esteja me achando uma louca de perguntar isso. Porque é claro que, infelizmente, você não poderia fazer nada, afinal de contas, seria a vida de seu filho, pela vida de um amigo.
Maaas, e se todavia, você sacrificasse a vida de seu filho para salvá-lo? O que você acharia do fato de que esse amigo nem se importasse, e nem honrasse a vida do seu filho que o salvou? E se ele fosse tão ingrato a esse ponto?
E foi exatamente essa loucura que Deus cometeu, e geralmente, é essa a atitude, que nós como "amigos" temos perante o sacrifício de Cristo...
Deus deu seu único Filho, o qual tanto amava, para morrer no meu e no seu lugar. Para que agora pudéssemos ter a opção de acreditarmos em seu tamanho amor e sacrifício, e pudéssemos ser salvos, gratuitamente, porque o preço, que foi altíssimo, um preço de sangue, quem pagou foi Jesus.
Pense nisso!
"Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." - 2 Coríntios 4:15.18
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Nada é por acaso.
"Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." - Salmo 32:1 e 5
Hoje enquanto fazia meu devocional com Deus, encontrei um dos meus caderninhos de anotações, e, algo me chamou a atenção.
Comecei a ler os esboços da palavra que eu preparei meses atrás, para fazer a reflexão em um Cinemão do Ministério de Jovens, que foi a respeito do filme "A Virada (Flywheel)".
Obs.: Recomendo o filme, é uma bênção!
Neste esboço, que era mais um resumo do que Deus tinha falado comigo enquanto assistia ao filme, vi, mais uma vez o cuidado de Deus pela minha vida. Simplesmente, porque em algumas das anotações, eu escrevi aproximadamente com essas palavras, que reconstruir e reconquistar a confiança das pessoas não será fácil, mas, agora que Deus está cuidando do "negócio", descanse e persevere, porque Ele te ajudará!
E, ler isso, como um "recadinho" de Deus pra animar meu coração, foi realmente muito bom.
"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." - Marcos 9:23
Ahh, só pra edificar sua vida, alguémleitordissoaqui... esses esboços, eu preparei na semana do dia 06/03/10, e, Deus acabou dando um direcionamento diferente no dia do Cinemão, de modo que não utilizei minhas anotações. Maaas, nada é por acaso.
Aquelas anotações que eu fiz, na verdade, não eram para os outros, e sim, pra mim. Temos que aprender a enxergar o propósito de Deus em todas as coisas, por menores que elas pareçam ser.
Entretanto, queria ainda, compartilhar uma ilustração que encontrei ontem, e falou muito ao meu coração. Espero que sirva também pra você.
SEGUNDA VEZ?
Conta-se que certo homem pecou e pediu perdão a Deus. E o Senhor lhe perdoou. O homem, leve e feliz, continuou o seu caminho.
Mais adiante, porém, cometeu um novo deslize e ficou muito triste e envergonhado.
Sua alegria de viver foi-se esvaindo e ele começou a fugir da presença de Deus.
Ao vê-lo tão triste e fugidio, Deus perguntou-lhe:
- Por que andas tão triste, meu filho, fugindo de mim?
- Estou com vergonha, Senhor.
- Vergonha do quê?
- Por causa deste meu pecado.
- Basta que me peças perdão, filho, e, se estiveres arrependido, eu o perdoarei.
- Eu estou arrependido, Pai, mas estou com vergonha, pois esta é a segunda vez que lhe peço perdão por este mesmo pecado.
Mas, para sua surpresa, Deus lhe perguntou:
- Segunda vez? E qual foi a primeira?
"porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." - Jeremias 31:34b
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." - I João 1:9
"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos." - Colossenses 3:12.15
Fique na Graça, e tenha uma excelente e maravilhosa semana na presença de Deus.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Misericórdia
"Invoquei o teu nome, SENHOR, desde a mais profunda masmorra. Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas." Lamentações 3:22.27-55.57