Pages

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Piloto Automático

"Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos." - Provérbios 4:23 NTLH


"Imagine-se viajando numa lancha, em um lago, com um piloto automático ajustado para o Leste. Se você decidir dar a volta e rumar para o Oeste, haverá duas formas possíveis de mudar a direção do barco. Uma forma é agarrar a roda do leme e forçá-la fisicamente a rumar para o lado oposto do ajuste do piloto automático. Com pura e simples força de vontade, você poderia vencer o piloto automático, mas sentiria constantemente uma resistência. Seus braços acabariam por se cansar do esforço, você soltaria a roda do leme e a lancha instantaneamente voltaria a rumar para o leste, da forma em que estava programada.

É isso que acontece quando você tenta mudar sua vida com força de vontade. Você diz: "Vou me forçar a comer menos [...] fazer mais exercícios [...] deixar de me atrasar e ser desorganizado". Sim, a força de vontade pode produzir mudanças em curto prazo , mas cria uma pressão interna constante, pq você não lidou com a causa básica. A mudança não é natural, então você acaba por desistir, sai da dieta e deixa de se exercitar. Você rapidamente retorna aos padrões anteriores.

Há uma forma melhor e mais rápida: altere o ajuste do piloto automático - sua forma de pensar. A Bíblia diz: "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele." - Romanos 12:2 NTLH

Seu primeiro passo em direção ao crescimento espiritual é começar a mudar sua forma de pensar. Toda mudança deve sempre ocorrer primeiro em sua mente. Sua forma de pensar determina sua forma de sentir, e o que você sente influencia na sua forma de agir.

"É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados." - Efésios 4:23 NTLH

Para ser semelhante a Cristo, você deve desenvolver a mente de Cristo. O Novo Testamento chama esse desvio mental de arrependimento, que em grego quer dizer literalmente "mudar de ideia". Você se arrepende sempre que muda sua maneira de pensar, ao adotar a forme de Deus pensar - sobre si mesmo, sobre o pecado, sobre Deus, sobre as outras pessoas, sobre a vida, sobre seu futuro e sobre tudo mais. Você assume a perspectiva e o enfoque de Cristo."

"Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha" - Filipenses 2:5 NTLH

Fonte: Rick Warren, Uma Vida com Propósitos.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2011... Happy New Year!

Engraçado como as coisas acontecem e a gente insiste em não aprender logo de cara, e prefere continuar dando "murro em cabeça de cavalo" - expressão utilizada pelo meuqueridopai, uma vez que ele queria dizer talvez, "murro em ponta de faca", ou "caçar chifre em cabeça de cavalo".
Nossa carne sempre dirá: "Anéém, culto de quarta-feira nãão!"

Mas sempre que Deus acaba me levando, por um motivo ou outro, sou bastante edificada. E sabe por quê? Porque, no fim das contas, eu abri mão de outros prováveis compromissos sociais, para ir à casa do meu Pai, por livre e espontânea vontade, apesar de ter travado momentos antes uma batalha interior, em que meu espírito militou contra minha carne.
Coisa que geralmente não acontece nos cultos de domingo, já que domingo, o Culto da Família é propriamente o compromisso social, seja com os outros jovens, os outros líderes, os pastores, ou até mesmo com Deus. Não vamos ao culto porque ansiamos por mais de Deus, pelo menos na maioria das vezes, vamos à igreja porque já nos habituamos a isso, e é o normal a se fazer.
Por isso os cultos de quarta-feira são diferentes.
E, na última, não foi diferente.

"E isto te será por sinal: Este ano se comerá o que espontaneamente nascer, e no segundo ano o que daí proceder; porém no terceiro ano semeai e segai, e plantai vinhas, e comei os frutos delas." - Isaías 37:30

O pastor leu essa passagem no livro de Isaías, e foi como se estivesse ouvindo da boca do Senhor, seu conselho e promessa para o ano que está por vir.

Como já pude compartilhar com você em algumas postagens querido alguémleitordissoaqui, Deus esteve falando bastante ao meu coração a respeito da minha vinha e sua frutificação. E, creio somente ter sido uma prévia daquilo que Ele tem preparado para 2011.

Bom, conforme o versículo acima, em relação a mim, no ano anterior, em que comecei a me dedicar mais ao Senhor, pude comer o que espontaneamente nasceu, e neste ano, o que daí procedeu... Mas neste próximo ano, terei de semear e colher, plantar minhas próprias vinhas e depender do fruto delas.

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." - João 15:16

Deus dará o crescimento, estou certa disso. Entretanto, é preciso que eu semeie, regue, cuide da plantação e colha os frutos para que eu me alimente, de modo que o desenvolver daquilo que eu plantar, fica a critério do Senhor, e disso dependerá o meu crescimento espiritual nEle.

A ordem, portanto, é: SEMEIE, e coma dos frutos que EU fizer amadurecer, diz o Senhor. Invista seu tempo, seu esmero, sua dedicação, com as sementes que EU já coloquei nas suas mãos, compartilhe da vida que EU te dei, semeie as bênçãos que EU te entreguei, e eu farei com que seus frutos permaneçam, desde que você esteja lá, pronta e disposta para a colheita.

Fiquem firmes na Rocha, pois esse é o ano da sua frutificação!
E prepare-se! Chegou o tempo do plantio das vinhas do Senhor! Mas, lembre-se que agora, disso dependerá sua alimentação, o tempo do leitinho dado na sua boca acabou (Hebreus 5:13), e você somente comerá daquilo que sua plantação produzir para Deus.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

No dia 25 de Dezembro...




"Não temais. Eu vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." - Lucas 2: 10-11
____________________________

Créditos ao meu tio/padrinho (marido da minha madrinha) que me mostrou esse vídeo ontem!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Insignificância



"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." - Atos 20:24

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Princesa

“A primeira coisa que quero dizer a você é: você já encontrou o homem da sua vida. Você já o conhece. Você já se relaciona com ele. Ele te ama como ninguém. Ele quer você por perto. Seu nome? Jesus Cristo, seu Senhor e meu também. Porque Jesus não está interessado no que você pode dar a Ele, porque ele sabe que você não pode dar nada. Na verdade, ele sabe que você precisa de segurança, de amor, de carinho, de cuidado, de conforto, de direção. E ninguém melhor que Ele para fazer isso. Ele é o amor da sua vida. Ele é homem da sua vida.

Isso é importante. Muito importante. O homem da sua vida é o seu Deus e Senhor. Nunca se esqueça disso, porque quando aparecer um cara em sua história, se ele não for parecido com Jesus, você não tem o perigo de ter um relacionamento com esse rapaz. Digo isso, porque a Bíblia fala que existe um jugo desigual entre cristão e não cristão (2 Coríntios 6). Isso é sério. Já vi poucos relacionamentos darem certo entre cristão e não cristão. Mas digo com plena certeza: Deus foi misericordioso. A regra é que esses relacionamentos não dão certo. As vezes as pessoas casam e até vivem felizes, mas o que adianta ter tudo (casa, carro, um bom emprego e um casamento feliz) se o relacionamento com Jesus acaba completamente? Meninas, não olhem para um cara que não conheça a Jesus, não entreguem seu coração a ele, não ceda, não erre nessa área, porque esse relacionamento fora dos padrões de Deus pode acabar com sua vida, porque, infelizmente, as mulheres são as que se machucam mais. E eu quero acrescentar que você pode errar e estar em jugo desigual até com aqueles que dizem ser cristão.

“O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição.” 1 Coríntios 5:11

O caráter de Cristo na vida da pessoa é o medidor para ver se essa é uma pessoa que vale a pena se relacionar ou não.

Os homens de Deus não estão procurando por corpo, porque nós entendemos que isso não é o mais importante. Sim, existem vários homens que só vão olhar para você se você tiver um corpo muito bonito e sensual, mas eles são o que vocês não querem.

1 Timóteo 2:9,10 fala sobre isso:
“Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com jóias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras! Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus!”

O texto deixa claro que a mulher deve valorizar o seu caráter ao invés de se preocupar tanto com a aparência exterior. Isso quer dizer então que vocês não devem se vestir bem? O texto fala que as mulheres devem se vestir com decência e discrição. Lembre que se não fosse para ser assim, Deus não teria sido o primeiro estilista da humanidade ( Gênesis 3:21). No entanto, se você se vestir apenas sensualmente, para provocar, para chamar atenção, quero dizer que muitos vão olhá-la, vão elogiá-la, mas você só vai atrair aqueles que estão interessados não em você, mas no quanto podem desfrutar do seu corpo.

Quando você procurar por um futuro namorado, na verdade, você tem que procurar por um futuro marido. Ele deve resplandecer o caráter de Cristo, porque isso é o mais importante. A beleza, o dinheiro, a popularidade, tudo isso pode ter um lugar, mas esse lugar é bem secundário. O mais importante a se ver em um homem é se ele tem o caráter de Cristo e um relacionamento profundo com Ele. Por quê? Porque se ele for parecido com Cristo, ele cuidará de você. Se ele for parecido com Cristo, ele amará você como você é. Ele não lhe tocará até o casamento. Ele não forçará a barra para você fazer sexo com ele antes do casamento. Ele não buscará satisfazer seus desejos com você. Ele respeitará quem você é e o que Deus quer para sua vida. Sempre quando falo assim, alguém questiona: mas as mulheres também buscam as vezes fazer essas coisas erradas! Sim, e quem faz isso é culpada. Mas o homem é o responsável no final das contas. O homem foi cobrado por Deus em Gênesis 3. Cada homem precisa começar a praticar no namoro o que precisa fazer no casamento ( Efésios 5). Se o cara não é fiel, responsável, amigo, então esse não é o cara certo para você, porque ele está literalmente desobedecendo mandamentos claros como 1 Timóteo 5:2.

Recentemente, na minha igreja, no culto de jovens, um casal muito massa deu o testemunho da vida deles. A mulher falou que, durante o namoro, ela se jogava em cima dele para ter algo a mais que eles só podiam ter no casamento. O cara, tio Paulo (conhecido como Paulo Paulada por não aliviar a ninguém), meu líder, na época disse mais ou menos assim: “para trás de mim Satanás!” (não sei se essa parte da história é verdade, mas ele tem cara que fez isso) e acrescentou “se você quer um menino para casar, não sou eu. Se você quer casar com um homem de Deus, então sou eu. Vamos esperar. Não vamos fazer nada disso. Porque primeiramente eu estaria pecando contra Deus e depois contra você. Eu não vou fazer nada de errado”. Pense no grande homem de Deus que esse cara é!

Gostaria de acabar com algumas palavras que falei para minha amiga naquela noite que conversei com ela e para algumas outras mulheres especiais na minha vida. Você é demais, mulher. Você é uma princesa. Não se deixe levar por qualquer um. Não se deixe tocar por qualquer um e em qualquer tempo. Guarde-se virgem não somente do corpo, mas da mente. Guarde-se pura. Apaixone-se cada vez mais pelo homem da sua vida, Jesus. Busque a Deus constantemente. Ame-o. Relacione-se com Ele. Ele tem o melhor para você.

E nunca esqueça, você é uma princesa. E se você já errou várias vezes nessa área e se o seu coração está partido, quebrado, se o seu corpo está violado, quero dizer que você precisa se arrepender dos seus pecados. Jesus perdoará você e dirá: “venha para perto de mim, minha princesa. Eu quero que você saiba: eu te amo muito”. Jesus nunca vai lhe tratar como alguns caras lhe trataram, tenha certeza disso.

E é muito melhor sentar no “trono” e esperar pelo príncipe da sua vida do que se jogar nos braços de qualquer um. Afinal de contas, não se trata de um espera, porque vocês já encontraram o homem da sua vida.

Princesa por F. P. Mastrillo

Encerro este post com algumas frases que vi ontem no twitter, que acredito que retratam bem o post de hoje.

“Princesas não devem se iludir com o coachado (xaveco) dos sapos.”
“Sapos gostam de lamaçal, princesas que eu saiba gostam do Palácio do rei.”
”Sapinhos são doidos por princesas, porque elas exalam o que tem de melhor: Jesus.”
“Princesinhas desavisadas já cairam em muitos brejos. Leia bem as placas de aviso (A Bíblia)”
"Aparentar ser Príncipe não implica que nasceu de novo, tem muito príncipe que não lava o pé por que não quer.”


Frases por Yudi Wakizaka. Leia mais frases aqui. "

Por Patrícia Geiger, em Não Morda a Maçã.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Está chegando Seu aniversário...

É sabido que, de fato, dia 25 de dezembro, não é exatamente a data do nascimento do homem mais importante que já existiu, mas foi convencionado assim.
Falta pouco mais de uma semana para a tão esperada data, na qual damos toda honra, glória, poder, louvor ao aniversariante, e O agradecemos por tamanho amor e compaixão, e Lhe oferecemos nossos presentes e ações de graças, sempre lembrando de que Ele vive e está a interceder por nós, e não mais é um menino em uma manjedoura.
OPS!
Eu acho que nossos natais não têm sido beeem assim, né?!
Natal, natal... Por todos os lugares só se vê decoração natalina, cores vermelha e verde, sinos, árvores, enfeites, laços dourados, e por aí vai...
O tão falado "espírito natalino" invade as ruas, os estabelecimentos empresariais - pra não falar EMPRESAS, porque empresa = atividade (relaxem, não fiquei louca, é só uma breve citação em homenagem ao meu querido amigo nerd - o comércio, e claro, também, as igrejas.
Ah, e não vamos nos esquecer do tão querido Papai Noel, a figura do bom velhinho barbudo e barrigudo que anualmente nos regala com os bens de consumo que mais correspondem às concupiscências dos nossos olhos, e vem ao encontro dos nossos anseios materiais mais desejados.
Pois então, desde criança, nossos olhos são domesticados para que no dia 25 de dezembro pensemos em presentes e mais presentes que receberemos desse homem vestido de vermelho vindo do Pólo Norte. E toda essa "magia" figurada, desvia o nosso foco dAquele que nos dá o maior presente de todos e que nos ama como ninguém, além de não precisar de um intervalo de um ano inteiro para voltar a nos presentear.
Sempre nos deparamos com essas mensagens de "não esqueça o verdadeiro significado do natal", e, essa, como mais uma delas, tem o objetivo de abrir os nossos olhos, ouvidos e entendimento para dar importância, a quem de fato a merece.
O Filho de Deus, Jesus Cristo, que nos garantiu o presente mais valioso e precioso, que foi a nossa reconciliação com o Pai e a salvação das nossas vidas.

"Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus." - Romanos 3:25.26

Considerado ser nascido nessa data tão singela, fim de ano, novos planos para o ano que se aproxima e reflexões a respeito do que já está no fim... Lembremo-nos, que com uma atitude, Ele nos deu a paz porque o castigo estava sobre Ele, pelas Suas pisaduras fomos sarados, com o seu sofrimento e morte naquela cruz, Ele nos deu a verdadeira vida.

"Jesus poderia ter se salvado - mas então não poderia salvar você!" - Rick Warren, Uma Vida com Propósitos


Não foram os pregos que seguraram o nosso Salvador, o Filho do Deus Vivo, na cruz, mas sim, o amor dEle por você e por mim. Ele suportou tudo para que fôssemos poupados da eternidade longe de Deus, no inferno, para partilhar da glória do Senhor para sempre.
Inspire-se, e mire-se no exemplo de Jesus, uma atitude fez total diferença. Comece desde já, a pensar no que será realmente diferente no ano de 2011, e que os nossos natais sejam para comemorar a vida dAquele que é o único digno de toda lembrança, de toda a nossa adoração e gratidão.


"Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus." - II Coríntios 5:21 NTLH

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Adoração que Agrada a Deus


"Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’." - Marcos 12:30 NVI

A partir deste versículo, podemos concluir quatro características que Deus observa quando estamos a adorá-Lo.

A adoração deve ser precisa.
O Senhor deve ser glorificado, amado, louvado, honrado e exaltado, exatamente de acordo com o que é relatado dEle na Sua palavra, ou seja na Bíblia. Deus foi, é, e sempre será tudo o que a respeito dEle está escrito nas Escrituras Sagradas, e isso nos basta para que O amemos.

A adoração deve ser autêntica.
Como disse Jesus, devemos amá-Lo de todo o nosso coração e de toda a nossa alma. Deve ser uma entrega total, uma oferta de nós mesmos, de tudo que temos e tudo o que somos - apesar disso não ser lá grande coisa - porque, o que realmente importa para Deus, é o nosso desprendimento das coisas terrenas e carnais, a fim de estarmos sempre voltados para as coisas celestiais e espirituais.

A adoração deve ser atenta.
Amá-Lo com todo o nosso entendimento, implica em estarmos focados, com toda a nossa atenção presa à Ele que é o alvo da nossa adoração, sem nos distrairmos com o que quer que seja.

A adoração deve ser prática.
O fato de O adorarmos deve ser uma ação completa, com todas as nossas forças, com abundância e plenitude, tudo o que podemos e tudo o que estiver ao nosso alcance deve ser dado ao nosso Deus.

"Quando Jesus disse "Ame a Deus com todas as suas forças", Ele chamava a atenção para o fato de que adorar exige esforço e energia. Nem sempre é conveniente e confortável, e algumas vezes a adoração é um mero ato de força de vontade - um sacrifício voluntário. (...)
Quando você louva a Deus, mesmo sem vontade, quando sai de sua cama para adorá-Lo estando cansado ou quando você ajuda os outros estando esgotado, você está oferecendo um sacrifício de adoração a Deus. Isso agrada a Deus." - Rick Warren em Uma Vida Com Propósitos


Significa que o que mais importa na sua vida é Deus, buscar sempre agradá-Lo, servi-Lo e adorá-Lo, sabendo e agindo de modo que demonstre que você O ama mais do que a si mesmo, mais do que às suas vontades, ou sentimentos.

"Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas"." - Marcos 12:33 NVI

Obedecê-Lo, ou simplesmente negar-se a si mesmo em favor do querer de Deus, é tê-Lo no foco de sua vida, deixando de lado o egocentrismo, a autopiedade, o egoísmo, a autojustificação, etc. Ele é maior do que tudo, e para nós, a graça, a misericórdia e a salvação que nos foi dada por seu amor através de Jesus Cristo, seu Filho, nos basta.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A verdadeira adoração


Nos últimos dias, enquanto estava conversando com meu querido e digníssimo namorado - sim, eu estou namorando oficialmente, mas isso é assunto para um próximo post - discutíamos a respeito da nossa vontade ter q ser negada e nós mortos pra nós mesmos, a fim de que Jesus viva, e não mais prevaleça o nosso querer, apesar de ser questionada a [talvez] hipocrisia espiritual que pode ser gerada nessa situação.
Infelizmente, a conversão diária e genuína, nem sempre acontece, e diante da pressão para se tornar um crente de verdade, que tem sido raridade na nossa geração, as pessoas acabam por vestir as máscaras e capas de um personagem santo e irrepreensível, sendo que de fato não o são, mas a questão não é o fato de não o serem, mas sim o de fingirem que são.
Essa diferença entre o ideal e o que realmente tem sido é o cerne do problema.
O ideal e o que Senhor quer, é simplesmente que vivamos pra Ele, buscando agradá-Lo, de modo que o propósito principal das nossas vidas seja glorificar a Deus, agindo de tal forma que consigamos realizar essas proezas.
Não importa se a nossa vontade é totalmente contrária, ou se deixarmos de ir a uma festa bombástica -querendo verdadeira e exatamente isso- para ir a um mero Ramo de Convivência, ou a mais um Culto de Jovens, isso, com certeza, NÃO É HIPOCRISIA. Isso é uma das maneiras que podemos encontrar para demonstrar nosso amor e gratidão por tudo que Deus é e faz por nós, renunciando às nossas vontades egoístas e hedonistas em favor do que Ele preza.

Estou lendo o livro Uma Vida Com Propósitos, do Rick Warren, e hoje li que render-se ao Senhor e à Sua vontade é a essência da adoração. E, como diz no evangelho de João, o que Deus está a procurar aqui na terra, são verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade.
No capítulo de hoje, separei uma citação muitíssimo interessante, e que nos faz refletir em quem nós realmente somos, ou quem definitivamente deveríamos ser.

"Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos - pois foi Ele quem nos fez. Ele inventou todas as diferentes pessoas que eu e você tencionávamos ser (...) É quando me viro para Cristo e me rendo à sua personalidade que pela primeira vez começo a ter a minha própria e real personalidade." - C. S. Lewis

Ofereça ao Senhor tudo o que você é, renda-se à vontade dAquele que sabe e conhece todas as coisas melhor do que ninguém, afinal de contas, Ele é simplesmente o Criador de tudo. Adore a Deus, e somente a Ele. Não coloque NADA no lugar que Ele deve ocupar em seu coração, a saber, o PRIMEIRO. O seu propósito de vida é fazer com que Ele sorria pra você, agradá-Lo deve ser o seu objetivo de vida, e tudo o que contrariar esse fim, deixe de lado porque não vale a pena.


"Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus." - Romanos 12:1 NTLH

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ainda ali estás comigo Senhor


"Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno." - Salmo 139:1.14-23.24 NVI