Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Chamado não é uma opção!


Fomos todos chamados, isso é um fato. O que quero dizer é que todos nós nascemos com um propósito, uma missão particular para a qual Deus nos fez e designou. Ou seja, você é uma pessoa cheia de super poderes, poderes únicos e específicos que o Senhor cuidadosamente colocou em sua configuração de DNA. Seja você um Super Man, ou uma Mulher Maravilha, Deus te criou com uma finalidade especial, e o seu dom indica o ministério no qual você deve agir/atuar.
Mas, o que temos feito com esses super poderes com os quais Deus nos formou, ou com os que Ele tem acrescentado e aperfeiçoado em nós, e que têm a finalidade de nos servir e realizar a nossa missão aqui nesta terra?
"Com grandes poderes vem grandes responsabilidades"
Homem Aranha

Deus nos escolheu como super heróis e/ou super heroínas e nos capacitou para fazermos parte da Sua Liga da Justiça, sendo Ele, o Justo, e nós justificados pelo sangue do Seu Filho, entretanto, mesmo sendo tão privilegiados, não temos usado nossos super poderes para salvar o mundo, assim como Cristo, o super herói dos super heróis veio para nos deixar o exemplo "Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mateus 20:28) "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (João 13:15).

Para ilustrar, no mesmo sentido, destaco essa passagem bíblica, na qual Jesus relata aos seus discípulos aprendizes-de-super-herói a responsabilidade que cada um tem de realizar o que lhe foi confiado:

"E também será {o Reino dos céus} como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles." - Mateus 25:14.19

E, podemos analisar dois tipos de pessoas nessa parábola: aquela que cumpre o seu propósito¹ e a outra que não justifica sua existência², já que não age como deveria e como foi chamado para tal. Por qual definição de servo você tem sido identificado pelo Senhor no dia da nossa prestação de contas (Eclesiastes 11:9)?

¹ "O senhor respondeu: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!" v. 21

² "O senhor respondeu: Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros" v. 26

Um servo ou um super herói bom e fiel segundo a Bíblia, é aquele que faz uso dos talentos dados pelo Senhor e cumpre sua missão, enquanto um servo ou um super herói mau, seria aquele que também tem talento, mas prefere se manter inerte, achando que sua missão é optativa. E, este, cai do cavalo quando tem de prestar contas ao Dono dos talentos, Aquele que lhe concedeu os super poderes.

Pessoas morrem todos os dias, e a nossa principal missão é salvá-las. Não dessa morte carnal, em que os órgãos do nosso corpo param de funcionar, marcando o fim da vida terrena, mas salvá-las da morte espiritual, que define com quem e aonde passaremos a eternidade. E para isso devemos contar com os super poderes que Deus nos presenteou.

"Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." - I Pedro 4:10

"Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis" - Romanos 11:29

Queria por fim, confrontá-lo com um trecho do livro Uma Vida Com Propósitos, do Rick Warren, um dos clássicos da vida cristã, e que deixa bem claro que servir, não é uma questão de opção, somos todos chamados para ser servos, e, inclusive o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, nos deixou o maior exemplo de como servir uns aos outros com tudo o que somos e tudo o que temos, nossas vidas.

"Deus quer usá-lo para que você faça diferença no mundo dele. Ele quer trabalhar por meio de você. O que importa não é a duração da sua vida, mas a contribuição que ela dá. Não quanto você viveu, mas como viveu.
Se você não está envolvido em algum serviço ou ministério, que desculpa tem usado? Abraão era velho, Jacó era inseguro, Lia era sem atrativos, José foi maltratado, Moisés gaguejava, Gideão era pobre, Sansão era co-dependente, Raabe era imoral, Davi teve uma amante e todo tipo de problema familiar, Elias tinha tendências suicidas, Jeremias era depressivo, Jonas era relutante, Noemi era viúva, João Batista era excêntrico para dizer o mínimo, Pedro era impulsivo e temperamental, Marta se preocupava demais, a mulher samaritana teve vários casamentos fracassados, Zaqueu era indesejado, Tomé tinha dúvidas, Paulo tinha saúde fraca e Timóteo era tímido. Aí está uma boa variedade de desajustes, mas Deus usou cada um deles a seu serviço. Ele também usará você, se deixar de dar desculpas." - Uma Vida Com Propósitos, Rick Warren; p. 202.

Então, amados super heróis de plantão, façamos o que fomos chamados para fazer, e vamos cumprir o propósito e a missão para que servem nossos super poderes, deixe Deus te usar!

"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." - Efésios 2.10

2 comentários:

Anônimo disse...

"Grandes poderes, vem grandes..." HOMEM ARANHA
kkkkkkkkkkkk'

Que Deus te abençõe dia após dia, que mais 20 aninhos venham pela frente para que você seja usada cada vez mais como já está sendo!
Este blog, creio eu, é uma forte ferramenta de Deus na vida de muitos, pois tem me abençoado muito! Que a Glória de Deus resplandeça em ti, e que a graça do Senhor esteja sobre sua vida!

Um grande abraço!

Gostei muito do trecho do livro "Uma Vida com propósito"

Anônimo disse...

Texto maravilhoso... Parabéns por ser uma das colunistas selecionadas do Sai do Muro, os seus textos são ótimos. Deus abençoe

Postar um comentário

Querido alguém-leitor-disso-aqui, deixe sua opinião. ;)