Pages

terça-feira, 22 de março de 2011

Permaneça

Querido alguémleitordissoaqui, como prometi, eis aqui o post relatando e compartilhando com você o que Deus tem me ensinado recentemente.

Não sei se já cheguei a comentar especificamente sobre isso, mas eu tenho na minha casa um grupo de estudo bíblico direcionado a jovens, que tem o nome de Ramo de Convivência lá na minha igreja. Fui chamada pra esse privilégio de liderar o grupo mais ou menos no ano de 2005 se não em falha a memória, e desde então, nunca mais parei. O grupo começou sendo às terças-feiras à noite, logo, com a demanda, passei a realizar duas reuniões, uma nas terças, e outra no sábado a tarde. Muitas pessoas já fizeram parte, já passaram por lá, como dia a dia é o Senhor quem acrescenta, e da mesma forma dá ou não o crescimento (Atos 2:47), porém, muitos desertaram, deixaram a igreja, bem como também muitos estão firmes, fortes e inabaláveis, glórias a Deus.

O grupo de sábado não durou muito, mas o de terça permaneceu. Decorridos uns anos, passei no vestibular para Direito Noturno. [toda honra e toda glória ao Senhor, porque foi certamente um milagre, você pode conferir meu testemunho aqui.] E logicamente, tive de arrumar um outro dia/horário pro Ramo. E novamente, voltei para os sábados, e estou até hoje.

No início do ano, meu Ramo de Convivência multiplicou! Aleluia. E por pura e livre espontânea pressão, meu lindo e amado namorado @nathanemiliano assumiu o compromisso de liderar o fruto da nossa multiplicação. Louvo a Deus pela vida dele! =P
Agora, em meados do terceiro mês de 2011, convivo com uma experiência que achava que não mais passaria, ou que pelo menos não estava esperando.

Apesar de ser óbvio, que logo após a frutificação o Lavrador dê uma podada no ramo pra que Ele comece do zero, forte, novo e bem junto da Videira (João 15:1), não acreditei que fosse a minha vez. Depois de aproximadamente 5 anos de grupo, não me surpreendi com uma ou duas reuniões pouco populosas, entretanto, quando isso começou a ser mais frequente comecei a encarar como um problema.

Daí, no meu coração, perguntei pro Agricultor, "Pai, o que eu estou fazendo de errado? Por que parece que as coisas não estão indo bem?" - E fiquei aliviada. Ou melhor, em nenhum momento cheguei a ficar afobada ou desesperada, mas depois que orei, e tinha plena certeza de que o meu Pai havia me ouvido, tive paz, mesmo não havendo nenhuma alteração, sábado após sábado, no número de jovens que compareciam, ou melhor, não compareciam.

Nesse ínterim, já havia começado a ler o livro Segredos da Vinha para Mulheres - Alcançando a Vida Abundante, de Darlene Marie Wilkinson, mas como é de praxe, não continuei. Normal, já que não terminara um livro há mais de um ano, exceto os jurídicos estritamente necessários (para terminar um livro que começo, somente se for numa só sentada). E, na terça-feira do feriado de carnaval, retomei a leitura, (na verdade recomecei desde o início) e consegui terminá-lo, enquanto a minha abençoada e super demorada manicure fazia minhas unhas.

Destaco uns trechos que me vieram à memória enquanto louvava ao Senhor num dos cultos do @atitudejovem_cj, como resposta do Agricultor pra minha vida para me dar descanso.

"Ele apontou para o ponto de encontro do ramo com a Videira (...) você mede a circunferência do ramo aqui, exatamente onde ele sai do tronco - O ramo que seu pai apontava crescia grosso e forte a partir do tronco. O tamanho do ramo nesse lugar de encontro revela o tamanho potencial da colheita vindoura. A colheita não pode ser maior do que permite essa união. Seria impossível! Por sua vez, quanto maior a união, maior a possibilidade da colheita. (...)
O milagre invisível é a seiva, é o sangue da vida de qualquer vinhedo. E quanto maior a ligação entre ramo e videira, mais seiva há para produzir o fruto.
É claro que o poder da seiva de produzir uma abundância de frutos faz diferença num ramo saudável (que não está sendo prejudicado por sujeira ou doença) e bem podado (que não está mandando seus nutrientes em uma dúzia de direções competidoras). Somente, então, o fluxo da vida pelo lugar de ligação entre a videira e o ramo trará resultados realmente milagrosos.
O nome que Jesus deu a essa conexão misteriosa e poderosa é permanência.

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." - João 15:5

O que Jesus quer dizer por permanecer? Significa ficar, estar, continuar em comunhão. Jesus estava conclamando os discípulos a desenvolver e fortalecer sua ligação com Ele, a Videira - a estar com Ele cada vez mais.
O resultado direto dessa intimidade, prometeu-nos Jesus, é muito fruto."

E o terceiro segredo da vinha neste livro foi o afago de Deus e cheque-mate de qualquer insegurança, medo ou angústia que estava rondando meu coração:
"Se sua vida está produzindo muito fruto, Deus a convida a permanecer mais profundamente nEle, porque é assim que Ele produz muito fruto por seu intermédio."

Era tudo o que eu precisava 'ouvir'. Era a resposta que eu havia pedido.
Ele já havia me preparado pra isso, tanto é que dividi neste post aqui o recadinho que recebi do Senhor em Isaías 37:30, num dos cultosdequarta que fui. Dessa forma, sabendo disso, e compartilhando esse momento pelo qual eu estou passando, eu te convido a participar do meu grupo também. Acontece todos os sábados às 18h lá em casa*! E é assim que tenho feito com aqueles que eu simplesmente ocultava o convite, por não achar necessário convidá-los; estendo o convite à você, ao seu vizinho, ao seu primo, irmão, colega de escola. Porque agora eu consegui entender que o Agricultor me quer um galho mais grosso e forte, com uma conexão mais íntima com Ele, onde possa passar mais seiva, possibilitando um maior crescimento e o resultado seja o que Ele espera, muito fruto.

==========================
* se aceitou meu convite, e quiser meu endereço, deixe um comentário com seu e-mail que envio pra vc.

terça-feira, 15 de março de 2011

O tempo está próximo!




"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." - Apocalipse 1:1-3

"e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." - Apocalipse 22:11b-17

segunda-feira, 14 de março de 2011

Desabafo


Queria deixar registrada minha justificativa em um desabafo.
Estou cada vez mais tendenciosa a deixar de escrever aqui querido alguémleitordissoaqui.
Como você já deve estar ciente, fui selecionada como colunista do blog Sai do Muro, e estou receosa de não dar conta de manter esse amado e lindo espaço cor de rosa + uma postagem semanal no saidomuro.com + administrar o blog do Atitude Jovem (blog do Ministério de Jovens da minha igreja), juntamente com as minhas atividades cotidianas.
A opção alternativa que tenho encontrado ultimamente é ir levando do jeito que posso. Mas, me deixa um pouco frustrada não ter uma postagem pra atualizar aqui frequentemente.
Então, queria sua opinião.
Comente neste post se você acha que devo manter os dois espaços, ou se você prefere ler os meus devaneios somente lá no Sai do Muro. (Até porque, lá tem bem mais gente, e de muito melhor qualidade espiritual e literária de quem você pode ler a respeito, então, entre um dos dois espaços, ficarei por lá mesmo).
De qualquer forma, já estou preparando para postar aqui o que Deus me revelou nessa última semana sobre o que Ele pretende com o que tem me afligido atualmente. E só pra deixar você com um gostinho do que está por vir, está relacionado com estes posts: Frutificação - 2011... Happy New Year, a promessa e conselho do Pai pro meu 2011.
Um grande beijo!

"Para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo Seu ESPÍRITO no homem interior; para que CRISTO habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em AMOR, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de CRISTO, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de DEUS. Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a Esse glória na igreja, por JESUS CRISTO, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém." - Efésios 3:16-21

sexta-feira, 11 de março de 2011

Justiça

Na semana passada, enquanto estava sentada ao lado do meu lindo varão de Deus, perto da minha sala, na faculdade, numa placa prateada de uma turma de formandos de Direito tinha um versículo da Bíblia que me chamou a atenção e me fez refletir,

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. - Mateus 5:6

Fiquei feliz por aquela turma, que dentre tantos clichês e frases jurídicas consagradas por escritores famosos, escolheram a Palavra de Deus para representá-la. Principalmente, por ter ouvido falar que outra turma formanda do 5º ano de 2010 se autodenominava Quinto dos Infernos (o curso de Direito tem cinco anos de duração).

Quem cuida de agir com JUSTIÇA é: JUSTO.
Somos justos, você sabia? Sim sim.
Uai, eu acho que você tá falando bobagem, porque na Bíblia diz assim:
"Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque." - Eclesiastes 7:20
E você tem razão.É isso mesmo o que diz a Palavra. E é por isso que quero compartilhar aqui um conceito que talvez você conheça e entenda, ou que talvez não. Conceito este, explicado a mim pelo meu admirável professor de Economia Política de que somos JUSTOS porque fomos JUSTIFICADOS pelo sangue do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o único verdadeiramente JUSTO, e tão JUSTO, que somente a sua oferta de sacrifício vivo foi o bastante e suficiente para nos JUSTIFICAR.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. - Tiago 2:23

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. - I João 1:9

Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. Romanos 8:10
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. - v. 30

A nossa JUSTIÇA, na verdade não é nossa. Nos é imputada por causa da nossa fé, como foi nos primórdios com Abraão, o Pai da Fé. E só por isso e através disso podemos afirmar e confirmar que somos JUSTOS. Porque quando ainda estávamos no pecado, o que havia em nós era só INJUSTIÇA, entretanto, se confessarmos nossos pecados, o verdadeiro JUSTO, vem e nos perdoa e purifica. 
Vivemos no espírito, agora que fomos JUSTIFICADOS, antes, não vivíamos, já que o corpo sem o espírito é morto, e tudo por causa do pecado. Mas o Senhor, que nos separou mesmo antes de nascermos, já havia nos predestinado para a verdadeira JUSTIÇA, aquela que receberíamos de graça e com o melhor, maior e mais genuíno amor, através de Jesus.
E agora, com nossas transgressões lançadas no mar do esquecimento, temos a responsabilidade e o compromisso com Aquele que mais no amou e deu Sua vida por nós para que fôssemos reconciliados com o Pai (que estava separado se nós, por não se misturar ao pecado - Isaías 59:2 e II Coríntios 6:14) e ainda alcançássemos a promessa da salvação e vida eterna na glória.

"E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." - João 8:10-11

Querido alguémleitordissoaqui, Justo do Senhor, vamos vigiar, orar e jejuar mais, para que o pecado não nos suje novamente, e nos faça injustificáveis perante Deus. Façamos JUSTIÇA ao amor dEle por nós, Ele já nos tornou JUSTOS.

"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." - Romanos 3:24

sexta-feira, 4 de março de 2011

Eu sei que Tú és por mim!

Pra embalar seu feriado de carnaval e quebrantar seu coração.
Vale a pena!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Qual é o seu sonho, igreja?

Então, você se converteu. Recebeu aguinha no cocoruto ou quase se afogou, foi batizado no nome das três entidades supremas, lembrou todo script e conseguiu não escorregar.
Parabéns, você agora é um crente. Agora você pode pôr em prática tudo aquilo que, desde que começou a frequentar uma reunião/culto/comunidade, quis, pode provocar um rebuliço, e vai ser um avivamento maior que a trombeta em volta de Jericó.

E os anos se passaram. Você, de um novo convertido, agora uns quatro ou cinco anos depois, está lá, firme e forte, ao contrário dos que caíram, mas está lá. Vai para a reunião do seu grupo, ajuda na liturgia, faz uns parangolés de vez em quando, um evangelismo aqui, uma ação social ali, e vai seguindo sua vida pacata.

Quando alguém te pergunta qual seu sonho de igreja, você já sabe rápido responder. Um culto, bem organizado, com os instrumentos tocando louvores, e um grupo de vocais de fazer inveja a qualquer cantor lírico por aí. Você queria muito que todos os membros da sua comunidade fizessem as coisas pra Deus, porque elas são importantes, e que eles não fossem tão preguiçosos com as coisas de Deus assim. Seu desejo mais profundo é que todas as pessoas se concentrassem nas palavras do pregador, que seriam tão profundas e tão lindas que tocariam até o mais cético dos ateus, e, ao final, todos cairiam em prantos, levados pelo Espírito, e, ao final da reunião, que todos deixassem o prédio, e as cadeiras (ou bancos) da forma que encontraram – limpos e organizados.

Agora, pergunte a um recém convertido. Ou pelo menos tente se lembrar de como você responderia essa pergunta, caso alguém a tivesse feito, quando você ainda estava molhado do batismo.
Sua resposta (ou a da pessoa) seria algo totalmente diferente – sobre uma igreja que revelasse a multiformidade do espírito, que trabalhasse e envolvesse a comunidade, que as pessoas que se sentam ao seu lado do banco estivessem num dia na sua casa, no outro fazendo aquele sopão, no terceiro construindo casas, no quarto dia rindo e conversando, e que tudo aquilo fosse uma coisa cíclica, não combinada, mas natural. Que um fim de semana, todos juntariam em carros, ou até mesmo alugariam uma van, e iriam pra algum lugar da cidade, em cidades vizinhas, pregar, orar, ler, conversar, e porque não, abraçar mendigos, dar um sorriso aos trabalhadores, ir a hospitais, distribuir presentes, são tantas coisas – juntar todos, de várias igrejas numa praça pra… conversar, rir, comer, beber, todos juntos, num Reino e de repente o seu sonho, perto do desse cara, é uma merda.

Ele sonha com uma igreja que, pombas, se aproxima muito mais do modelo cristão que você. Mas por quê?

O que aconteceu com seus sonhos, com seus desejos, porque tudo que você faz agora é simplesmente o óbvio? Por que se contenta com essa vida?

Você, meu caro amigo gospel, foi domesticado. Te ensinaram que é assim, porque tem que ser. Você vai a um prédio semanalmente, sabendo que aquilo não é igreja, pra ouvir que aquilo não é igreja e, viver o resto da semana uma vida que não é igreja.
Então você vai à não-igreja, pra não ser igreja no domingo, nem nos outros dias da semana.
Que bom, hein campeão. E são os não-convertidos que são uma contradição em si mesmos?
Não deixe que a estrutura mate seus sonhos. Não deixe que homens abalem o que você acredita que Deus pode fazer. Se Cristo quis dizer alguma coisa com “seja como esses pequeninos”, com certeza foi: não seja idiota como um realista.

Fonte: Abigobaldo, no blog dele.